Hoje iremos falar de um recurso do HydroLANDSCAPE 2016 que a maioria dos projetistas desconhecem. O cálculo de dimensionamento de tubulação feito separadamente por setores.
Muitas vezes, quando estamos projetando, nos deparamos com situações que exigem tratamento diferenciado dentro do mesmo projeto de irrigação. Por exemplo, podem existir setores com grande número de conexões e que exijam um aumento exclusivo da porcentagem de perda com conexões (JC) ou setores com desnível acentuado, exigindo um aumento da velocidade máxima da água dentro das tubulações. Para essas situações, ou similares, o HydroLANDSCAPE 2016 possui um recurso que permite ao projetista calcular separadamente cada setor, podendo variar parâmetros como velocidade máxima, perda com conexões e até mesmo quais modelos e tipos de tubulação serão utilizados exclusivamente para aquele setor.
Para aprender como utilizar essa funcionalidade, abra a tela de dimensionamento, já com seu projeto devidamente desenhado e setorizado.
Faça o dimensionamento da forma que você já está habituado, como mostrado na figura acima e explicado abaixo:
1 - Verificação do circuito
2 - Escolha da tubulação
3 - Interpolação dos níveis (Caso o projeto possua desnível)
4 - Cálculo das linhas secundárias
5 - Cálculo da adutora
Após completado o cálculo de dimensionamento das tubulações, clique na aba Setores, como indicado na figura abaixo:
Com a aba Setores selecionada, escolha o setor que você deseja calcular separadamente, altere os parâmetros que desejar e clique em Calcular Setor.
Você pode também, antes de calcular o setor, voltar na aba início e escolher quais modelos de tubulações deseja utilizar naquele setor, como mostrado abaixo:
IMPORTANTE: Após o cálculo de todos os setores, é necessário calcular novamente a Linha Principal, pois com parâmetros diferentes, haverá diferenças de vazão e pressão no projeto que podem alterar os diâmetros das tubulações da adutora.