O HydroLANDSCAPE possui várias opções para que o projetista distribua os aspersores no projeto com total liberdade. Uma opção prática é a distribuição automática. Com esta opção o trabalho do projetista torna-se muito mais ágil.
Este artigo mostra como fazer uma distribuição automática de aspersores. Com esta opção o trabalho do projetista torna-se muito mais ágil.
Para ilustrar este artigo, vamos considerar o terreno da imagem abaixo, um simples retângulo.
1º Passo – Vamos utilizar um aspersor 1804, com o conjunto de bocais 12, como na imagem abaixo:
Neste exemplo, o HydroLANDSCAPE posicionou 20 aspersores reduzindo o espaçamento de 3,6m para 3,54m para obter um espaçamento constante entre os aspersores.
Porém, esta distribuição padrão pode ser alterada se a tolerância de espaçamento for alterada nas configurações do programa.
Para ilustrar este exemplo, vamos alterar a tolerância padrão do programa de 10% para 20%, ou seja para um raio de 3,6m será aceitável o espaçamento de até 3,6m + 20% = 4,32m.
2º Passo – No lado direito da tela do HydroLANDSCAPE, clique na engrenagem e vá em Configurações do Sistema.
3º Passo – Vá em Opções de Desenhos, Desenhos e mude a Tolerância para 10.
4º Passo – Configuração feita, podemos repetir a distribuição e agora obteremos um resultado um pouco diferente:
Na figura acima deixei as duas distribuições para facilitar a comparação.
Na distribuição com 10% de tolerância, o espaçamento ficou em 3,53m e foram utilizados 20 aspersores.
Na distribuição com 20% de tolerância, o espaçamento ficou em 3,97m (menor que o limite de 4,32m dos 20%) e foram utilizados 18 aspersores, ou seja, o projeto ficou mais barato.
Com uma tolerância maior, o HydroLANDSCAPE distribui utilizando um espaçamento maior. O critério é do projetista. Apesar de ser uma grande ferramenta, o HydroLANDSCAPE não substitui o profissional qualificado e experiente !