Um fator importante no desenvolvimento do projeto de irrigação são os ganhos e/ou perdas de pressão pelos desníveis do terreno.
Imaginando irrigar um terreno como no desenho abaixo, onde as curvas de nível estão em vermelho, marcar corretamente o nível de cada aspersor é muito importante.
Marcar os níveis dos aspersores é possível em todas as versões do HydroLANDSCAPE, mas, para facilitar este trabalho, a AuE Software incluiu no HydroLANDSCAPE 2016 algumas ferramentas que agilizam muito este trabalho.
O comando Níveis, permite marcar ou criar curvas de nível, ou seja, caso você já possua as curvas no desenho do terreno (a partir do levantamento topográfico) pode utilizá-las, caso não possua pode criá-las.
Na tela de dimensionamento do projeto, foi incluída uma aba Níveis com o comando interpolar. Na aba exibir, várias opções de visualização destes níveis, para análise e conferência.
Ao interpolar os níveis, os cálculos hidráulicos ficam mais precisos, o processo todo fica mais rápido e fácil. Veja na imagem abaixo os níveis calculados: