O HydroLANDSCAPE auxilia o projetista à desenvolver o projeto de irrigação de forma muito mais rápida e dinâmica, oferecendo diversas ferramentas para projetar, calcular e analisar todo o sistema de irrigação projetado, porém o projetista deve ter os conhecimentos técnicos necessários para otimizar os valores do projeto sem que haja qualquer perda de uniformidade do sistema.
Hoje listaremos tudo que o projetista precisa saber para se adaptar ao HydroLANDSCAPE e rapidamente começar a criar projetos com alta produtividade e extrema confiabilidade. Este artigo contém uma série de tutoriais ensinando a utilizar várias ferramentas do software, bem como configurá-las de acordo com as necessidades de seu projeto, de maneira ordenada e de fácil compreensão.
1. O Terreno:
O primeiro passo para desenvolver um projeto de irrigação com o HydroLANDSCAPE é desenhar o terreno. Como o HydroLANDSCAPE é um plug-in ao AutoCAD(r) ou IntelliCAD(r) você precisa ter um destes programas de CAD instalado no computador para poder utilizá-lo.
Assim, como o HydroLANDSCAPE utiliza o CAD como "prancheta", os desenhos gerados pelo software podem ser abertos em qualquer computador com o CAD instalado. Por outro lado, qualquer desenho em CAD pode ser utilizado para servir de base para o projeto de irrigação. Ou seja, você pode desenhar o terreno no CAD ou receber o terreno desenhado previamente por outro paisagista/projetista em formato .DWG.
Ao utilizar um desenho de CAD como base, deve-se atentar a alguns detalhes, antes de começar a criar o seu projeto de irrigação.
Como configurar escala:
O HydroLANDSCAPE por padrão trabalha em metros, mas pode ser configurado para usar milímetros ou centímetros. É necessário que você saiba qual escala o projeto base está desenhado, para que você possa utilizar a mesma escala, ou fazer as conversões necessárias
2. A Origem
Com todos os detalhes do terreno já prontos, você deve agora inserir uma Origem ao seu projeto.
Como inserir origens no projeto:
Este artigo destaca como é o processo onde inserimos uma origem no início do projeto e a definimos no final.
Como definir a bomba:
Este artigo mostra tudo que você deve saber para inserir a bomba correta no seu projeto.
3. Aspersores e Gotejadores
O próximo passo na criação de um projeto é a escolha e inserção de aspersores, bocais e gotejadores.
Como fazer preenchimento automático de áreas:
O HydroLANDSCAPE possui várias opções para inserção dos aspersores no projeto, uma opção bastante interessante é o preenchimento automático.
Como configurar desenhos para os bocais:
Muitos projetistas gostam de personalizar seus projetos, principalmente para implantação em campo, utilizando vários recursos que otimizam o trabalho de quem está no campo. Esta matéria ensina a criar, cadastrar, e associar desenhos aos bocais dos aspersores.
Gotejadores:
Como inserir e trabalhar com gotejadores dentro do HydroLANDSCAPE 2016
4. Válvulas
Após a inserção de distribuição de aspersores, você deve inserir as válvulas.
Como encontrar a válvula ideal:
Este artigo ensina o passo a passo de como encontrar uma válvula utilizando os filtros de características, como a vazão suportada.
5. Tubos
Recomendo fortemente a leitura e compreensão das matérias abaixo, pois a inserção e conexão de tubos é a parte mais demorada no desenho do projeto de irrigação. Saber fazê-las da forma correta lhe trará vários benefícios, como produtividade e minimização de erros que deverão ser corrigidos para dar continuidade aos cálculos.
Tubos coloridos ou monocromáticos:
Em diversos escritórios, o projetista de irrigação desenha os tubos com cores diferentes, para facilitar a identificação dos diâmetros dos tubos. Porém isto somente é válido no âmbito do escritório, construtoras e prefeituras, geralmente utilizam o desenho técnico normatizado. No HydroLANDSCAPE o projetista tem a opção de trabalhar das duas formas, e alterar o desenho da maneira que desejar, na hora que desejar, sem ter que refazer qualquer tipo de desenho.
Como configurar layers e linhas:
Este artigo mostra como configurar os layers e os linetypes para os tubos dos ramais principal e secundário. A utilização dos layers no AutoCAD facilita o nosso trabalho quando estamos desenvolvendo um projeto que possui muitas linhas sobrepostas, o uso correto dos layers ajuda na visualização do desenho tanto no ambiente do AutoCAD como no desenho depois de impresso.
Como conectar tubos:
O HydroLANDSCAPE permite que você determine a tubulação manualmente, automaticamente ou de forma semiautomática, deixando o controle todo em suas mãos.
6 - Setorizar
Como setorizar o Projeto:
O HydroLANDSCAPE auxilia o projetista à desenvolver o projeto de irrigação de forma muito mais rápida e dinâmica, oferecendo diversas ferramentas para projetar, calcular e analisar todo o sistema de irrigação projetado, porém o projetista deve ter os conhecimentos técnicos necessários para otimizar os valores do projeto sem que haja qualquer perda de uniformidade do sistema.
7 - Dimensionar
Dicas sobre dimensionamento hidráulico:
O HydroLANDSCAPE pode dimensionar a tubulação e realizar todos os cálculos hidráulicos utilizando a fórmula de Hazen-Willians. Neste artigo é aprofundado a memória de cálculo do dimensionamento hidráulico com o HydroLANDSCAPE, analisando cada detalhe do relatório gerado.
Como fazer interpolação por curva de nível:
Marcar os níveis dos aspersores é possível em todas as versões do HydroLANDSCAPE, mas, para facilitar este trabalho, a AuE Software incluiu no HydroLANDSCAPE algumas ferramentas que agilizam muito o projeto.