Ao iniciar um projeto de irrigação, o primeiro passo do projetista é definir se irá utilizar uma bomba ou a água fornecida pelo Hidrômetro (em Portugal, medidor).
Neste artigo vamos destacar como é o processo em um projeto onde definimos a origem no final do processo. Vamos considerar a irrigação de uma residência, onde iniciamos distribuindo aspersores. O próximo passo será setorizar, e para isto o HydroLANDSCAPE exige que a origem, esteja pelo menos posicionada no projeto. Vamos clicar na barra do HydroLANDSCAPE na opção Origem.
Na tela de inclusão de origem vamos selecionar a opção Bomba e selecionar Dimensionar Depois (entraremos na fonte sem definir os valores de pressão e fluxo, para usar os valores que serão gerados pelos cálculos hidráulicos do programa). Ao clicar no botão Incluir, você deve colocar a fonte no projeto.
Para analisar o circuito e calcular as linhas laterais e principais, vamos clicar no botão Tamanho e, em seguida, usar o Circuito > Calcular LL > Calcular LP.
Após o cálculo do projeto, a HydroLANDSCAPE destacará a fonte para informar os valores necessários obtidos pelo cálculo. Neste ponto, basta clicar na fonte para obter os dados de pressão e fluxo necessários na bomba. Veja na tela abaixo:
O botão mostrado abaixo mostra um catálogo detalhado das bombas e, o mais importante, como o programa calculou a altura do medidor, cria um filtro automático que sugere uma lista de bombas que funcionarão em seu projeto.
Depois de selecionar a bomba com o desempenho desejado, basta clicar em incluir para ter a bomba inserida no desenho.